Caminhos de Cristo
Complemento:
Em relação ao Papa João Paulo II e os caminhos da Igreja Católica.
O singular Papa João Paulo II não se ajustava aos obsoletos moldes
tradicionais:
nas questões morais e legais da Igreja ele pode ser sentido como
"extremamente conservador" ou "direitista", - sem porém
representar "Interesses de capital", que na maioria das vezes estão
ligadas com essa orientação; como admoestador dos direitos sociais e paz, seu
caminho seria mais situado como "avançado" ou "de esquerda"
sem estar aberto para os excessos comunistas.
No sentido mais básico Jesus mesmo estaria mais para a transposição de
contradições incorrectas como as mostradas em nossas páginas. (Jesus é a
medida para Tudo).
Outros grandes dignitários da Igreja Católica muitas vezes impediram as
investidas de João Paulo II:
Quando ele, por exemplo pediu perdão a Deus pelos crimes da história da
Igreja, ela não parecia poder ir tão longe quanto desejaria; seus passos –
nos quais ele atacou outras igrejas foram enfraquecidos por absolvições da
Congregação da Fé do Vaticano; sua postura respeitosa em relação aos
sítios da Profecia de Maria como Medjugorje não foi tomada a pleno
conhecimento pelos reverendos locais responsáveis; etc. Mesmo a influência de
um papa em sua própria Igreja é também bastante limitada
Serão projectadas esperanças bem diferentes em relação a um novo Papa,
dentro e fora da Igreja Católica. O mais importante poderia ser que esta Igreja
se ajuste fortemente em suas possibilidades reais dentro da der Ecumenia.
Também os demais cuidados das relações entre os Cristãos e outras religiões
– activado previamente pelo Papa nas orações pela paz em Assis, como também
através dos aliados não tão próximos do projecto "Weltethos"
(Ethos mundial) " – permanece importante.
Nas reformas internas da Igreja, como por exemplo, caso o celibato fosse
voluntário e as diáconas ou mesmo pastoras fossem autorizadas de maneira
geral, tais reformas dentro das ponderações interiores da Igreja católica
poderia ser tema principal de palestras com outros cristãos. O pano de fundo
ecuménico está presente. Isto porém não significa absolutamente que seria
aconselhável adaptar a Igreja Apostólica Romana simplesmente a sociedade
mundial actual que se tornou bastante superficial com seus "Grupos de
Interesses".
O que muitos de vós procurais em um guia espiritual, pode sempre ser preenchido apenas parcialmente por uma Igreja ou sua direcção – mesmo que as mesmas se esforcem muito por um melhor relacionamento com a base da igreja. E finalmente, isso poderia vir apenas de Deus - para Indivíduos ou as Igrejas como um todo.
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